Vitiligo: nova abordagem para o tratamento.

Por administrador em 16/11/2021

O vitiligo é uma doença crônica de caráter autoimune que tem origem genética e não contagiosa. O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento desta patologia.

A doença é caracterizada como um distúrbio de hipopigmentação cutânea devido a presença de manchas brancas na pele, decorrente da redução ou ausência dos melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, o pigmento que dá cor à pele humana). A maioria dos pacientes com vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Em alguns casos, relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada. Entretanto, uma grande preocupação dos dermatologistas está relacionada ao impacto psicológico significativo que os pacientes podem desenvolver em decorrência da doença, principalmente quando ocorre antes da idade adulta.

Durante o mês de junho a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforça o alerta para o acolhimento e cuidado com o portador, reafirmando a importância do maior conhecimento sobre o vitiligo.

Nenhum tratamento existente promove resultados totalmente satisfatórios. Portanto, novas investigações são bem-vindas para tratamentos inovadores e seguros que tragam melhores resultados.

Comentários